Quarta-feira, 1 de Outubro de 2008

Principais características da África


 

     A África é um continente que abriga 50 países independentes, a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo.


      O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação a sua posição geográfica o continente está situado quase totalmente no oriente, o território se encontra nos dois hemisférios, portanto é cortado pela linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.

Relevo e hidrografia

      O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda no período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composto por planaltos e esses são bastante planos devido ao constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.

      As áreas de relevo mais elevadas ou conjunto de montanhas se encontram no continente nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental, Maciço da África Centro-Ocidental.

      No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, quanto ao último os mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana, Alberto, todos os lagos citados tem sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.


Rio Nilo.


      Uma grande maioria dos rios africanos percorre áreas planálticas, devido a isso as águas ganham velocidade proveniente dos aclives do terreno, por causa dessas características a implantação de hidrovias fica praticamente impossível, por outro lado favorece na construção de usinas hidrelétricas. Dos vários rios existentes os principais são: Rio Nilo (6.695 km de extensão), Rio Niger (4.184 km), Rio Zambeze (2.750 km) e Rio Congo-Zaire (4.600 km).

Clima e vegetação

     Devido a localização geográfica do continente africano existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semi-árido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma as temperaturas na região são quase sempre elevadas superiores a 20ºC a média mensal, essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa, por se tratar de montanhas impede a entrada de massas de ar no centro do continente.

      As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões, nas áreas intertropicais onde concentram as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuvas, por exemplo, nos desertos.

      A partir do contexto climático podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano.

Clima equatorial: se apresenta na parte central do continente com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. Devido às altas taxas de umidade relativa do ar e à abundância de chuvas praticamente não existe estiagem, isso leva à proliferação de florestas equatoriais.

Clima Tropical: essa característica climática predominada ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima abrange existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana.

Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara ao norte e Namíbia e Calaari a sudoeste.

Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul, nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC. No extremo norte até mesmo os aspectos da vegetação são diferentes do restante do continente, assim, há a formação de plantas com características mediterrâneas.

 

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Dísponível em:

 

http://www.brasilescola.com/geografia/africa.htm

 

 

 

sinto-me: Muito feliz
publicado por Leilinha nescau às 17:55
link do post | favorito
De Maurício Rafael a 2 de Outubro de 2008 às 15:52
Parabéns!. Belo trabalho Nando, que você faça melhores cada vez mais .
Abraço
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Principais característica...

. Capoeira

. Acarajé

. História

. Natureza

. Pobreza na África

.arquivos

. Outubro 2008

. Setembro 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. Uhuu a músicaa

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub